Ano A – III Domingo da Quaresma

«Dá-me de beber»

No encontro com a samaritana Jesus oferece a água viva que permanece. Que transforma. A água que é vida. No encontro de Jesus com cada um de nós, somos chamados a partilhar uma vida nova, a transformar o nosso interior para a identidade plena com Ele. Porque Ele é o Messias, Senhor. Ele é a fonte do nosso existir e da nossa fé. O sentido do nosso sentido. Estaremos dispostos, também nós a beber da sua água de compromisso e vida nova?

Evangelho segundo S. João (Jo 4,5-42)
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava a fonte de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-lhe a Samaritana: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?”. De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva”. Respondeu-lhe a mulher: “Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?”. Disse-lhe Jesus: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna”. “Senhor – suplicou a mulher – dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar”. Disse-lhe Jesus: “Mulher, podes acreditar em Mim: vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade”. Disse-lhe a mulher: “Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas”. Respondeu-lhe Jesus: “Sou Eu, que estou a falar contigo”. Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: “Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo”.

SEGUNDA-FEIRA
PALAVRA
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria. Jesus, cansado da caminhada, sentou-se à beira do poço. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-me de beber”.

Jesus e os seus discípulos chegam a Samaria e, fatigados da viagem, resolvem fazer uma pausa para restaurar forças. Enquanto os discípulos vão à procura de comida, Jesus senta-se à beira de um poço. Naquele mesmo momento, vem uma mulher para tirar água. E, inesperadamente, dá-se um encontro, porque Jesus toma a iniciativa e faz um pedido.

MEDITAÇÃO
Surpreende-me ver um Jesus que é peregrino, que se cansa, que procura descanso, que toma a iniciativa do encontro e que faz pedidos. O que posso aprender com Ele? No meu cansaço, sei procurar descanso? Como é o meu descanso? Lembro-me de descansar em Jesus? Se assim o fizesse, uma vez que é Ele que toma a iniciativa, Ele encontrar-me-ia. O que me pediria? Talvez agora entenda porque é que procuro preencher tanto o meu dia: para não ter estes momentos de descanso, ser encontrado/a por Ele e não ter que atender aos seus pedidos...

ORAÇÃO
(Durante uns breves minutos, vou ficar em silêncio, sem fazer absolutamente nada, nem sequer proferir qualquer palavra, para me deixar encontrar por Jesus e perceber qual o pedido que me dirige. Talvez ele me surpreenda.)

ACÇÃO
Hoje, vou exercitar uma, apenas uma, das seguintes atitudes: fazer pequenas pausas no meu dia para respirar, agradecer, sorrir e lembrar-me de Deus; tomar a iniciativa de me encontrar com os outros; fazer pedidos aos outros e, assim, permitir que eles ajudem.

Comentários

Mensagens populares